sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cupcakes (baunilha)

Oi (:
A receita é da linda da Juliana, se você achava que nunca ia conseguir fazer cupcakes vegans, saiba que lá fora tem um livro ótimo, que a Ju usa, chamado "Vegan Cupcakes are taking over the world". A massa dessa receita é branca, mas acho que usando a receita do brownie na forminha certa fica bom como um cupcake de chocolate. O brownie da camila não sei, mas depois posto o meu também, ai vocês fazem vários e podem se encher de chocolate <3
Um cupcake tem três partes: massa, cobertura e confeitos. Então vamolá.

Ingredientes da massa:

  • 3 xícaras de farinha de trigo branca
  • 2 xícaras de açúcar refinado
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 2 xícaras de leite de soja OU água
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de fermento químico
Modo de fazer:

Você vai precisar de forminhas descartáveis para cupcake, que acha em lojas especializadas. Acho que tem uma em Jacarepaguá, se alguém quiser depois pego mais info. Eu não costumo usá-las, uso as formas de silicone que são reutilizáveis. Ambas não precisam ser untadas, mas ao utilizar as de papel é bom usar algo de metal em baixo, como formas de empadinha ou aquelas formas prontas pra isso... Bom, feito isso, pré-aqueça o formo a 180 graus.
Em um recipiente misture a farinha, o açúcar e o sal. Em seguida adicione os molhados (leite de soja ou água, óleo, vinagre e baunilha. Quando ficar homogêneo e liso, adicione o fermento e bata até sumir na massa.
Preencha as forminhas até a metade e deixe no forno em média 30 minutos.



OBS: Os cupcakes da foto são o que eu chamo de sabor vaquinha. Eles tem pedaços de chocolate amargo dentro da massa. Para fazer isso basta adicionar uma barra, ou 3/4 de barra de chocolate amargo (garoto, por exemplo) picados na massa, por último.



Fazendo um bolinho virar cupcake: cobertura.
As fotos são da receita de Ju, mas vou postar também uma que tentei e ficou mára. É um "creme manteiga" vegan. Infelizmente não tenho fotos dele =(

- Opção de cobertura 1

Ingredientes do creme manteiga:
  •  200g de margarina vegetal
  • 1 xícara de açúcar refinado
  •  +/- 2 colheres de sopa de chocolate em pó ou cacau em pó

Modo de fazer: Bata MUITO. Tudo junto, até virar um creme leve. Aplicar com saco de confeitar em cima dos bolinhos.

- Opção de cobertura 2

Ingredientes do ganache:
  • 2 caixinhas de creme de leite de soja
  • 400g de chocolate meio amargo picado
  • 4 colheres de sopa de glicose de milho (karo)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
 Modo de fazer: Coloque o chocolate picado e o creme de leite de soja em uma panela pequena e aqueça com fogo baixo, mexendo até o chocolate derreter todo e misturar com o creme. Adicione o karo, o açúcar e a essência, cuidando para não deixar queimar e mexendo sempre. Se quiser um creme mais consistente pode-se reduzir ou tirar o açúcar ou colocar o creme na geladeira por um tempo antes de aplicar nos bolinhos.
Comentário: quando fiz a receita, mesmo deixando na geladeira, ficou mole demais. No dia que tirei essas fotos eu fiz de outro jeito. Reduzi o creme de leite e deixei o chocolate amargo ainda meio sólito. Ele esfria e gruda muito rápido, então se fizer isso certifique-se de confeitar logo após aplicar a cobertura, porque se esfriar não vai funcionar. Você vai ter que ficar reesquentando a panela também toda hora.
Tentativa 1: creme muito mole

Tentativa 2: creme somente para cobrir, como uma "geléia"
 IMPORTANTE: Se você não tem saco de confeitar e bicos, dá pra improvisar em algum saco normal, pegando a ponta fechada dele e fazendo um pequeno furo. No entanto é bom você ter pelo menos um bico (foi o que fiz na foto). Não espere um punho de glacê em cima do seu cupcake como os que vendem por aí...

O próximo (e último) passo é confeitar. Você precisa ter o mínimo de senso de estética nessa parte. Os melhores confeitos são os da MilCores, eu usei também umas gotas de cookie de chocolate que já vem prontas (sim, são vegan =D).





Cainha (@_cainha)

2 comentários:

  1. Esses confeitos não tem carmim? D:

    ResponderExcluir
  2. então, esses confeitos tem colchonilha, tbm conhecido como carmim ou vermelho 40. Não consegui achar nenhum vegan ainda.
    Acho que só dá pra usar o que é todo verde.

    ResponderExcluir